quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tarte de Nata





A Tarte de Nata foi durante a minha juventude, a receita que mais vezes fiz... tantas vezes, que perdi a conta... Numa altura, em nada me saia bem na cozinha, lá vinha a Tarte de Nata como salvadora para levar para a casa da amiga, ou para a festinha lá em casa em que eu queria dar a minha modéstia colaboração.
Na minha opinião para base desta Tarte, a massa Folhada ganha pontos, mas para para quem quiser ou não tiver base de massa folhada em casa, fica aqui a receita de uma base que também fica bem.

Base:
1 base de massa folhada redonda de compra
Forre a tarteira com a massa folhada, não esquendo de pica-la com um garfo.

ou

Base:
150gr. de farinha
75gr. de açúcar
50gr. de margarina
1 ovo
Prepare a massa de tarte, amassando muito bem todos os ingredientes e deixe descansar durante meia hora.
Depois forre a tarteira e reserve.

Creme:
0,5 Litros de Leite
150gr. de Açúcar
4 Gemas
50gr. de Maisena
1 Casca de Limão

Num tachinho, misture o leite com o açúcar, a maisena e a casca de limão e leve ao lume até ferver, tendo o cuidado de mexer sempre para não pegar ao fundo. Depois retire e junte as gemas previamente batidas.
Forre com a massa uma forma de tarte e deite por cima o creme. Leve a cozer cerca de 25 minutos, em forno bastante quente. No final da cozedura, coloco apenas a resistência superior do forno para corar.
Nota: quando faço a base com a massa folhada, costumo fazer mais 1/2 da receita do creme que anteriormente descrevi, para encher melhor a tarteira.

Se desejar polvilhe com canela :)

2 comentários:

  1. Depois de muito procurar encontrei a minha seguidora nº130, é que o link para o blog não está activo no perfil e assim não fica fácil encontrar. Mas encontrei e ainda bem que esta tarte já me deixou de água na boca. Vou ficar de olho na ementa.

    ResponderEliminar
  2. Olá bichinha. Bem vinda!
    Obrigado pela tua visita...
    Tenho de tentar resolver essa situação do link
    :S
    Vai aparecendo :)
    Beijocas.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...